PETRÓPOLIS

A História de Petrópolis, é cheia de encantos, surpresas e atrativos mas também é permeada de sofrimentos e dificuldades, principalmente no que se refere à colonização germânica, que será a nossa abordagem aqui.

Do sonho inicial, passando pela dor e decepção que foram transformadas em atitudes de superação. A coragem e o desejo de fazer valer os sonhos sonhados do outro lado do oceano antes da grande viagem, a travessia longa e dolorosa,  a concretização desse projeto de vida às custas de muito trabalho, suor, submissão, dedicação, disciplina, fé, religiosidade e empenho. Fazer da nova Terra, sua nova Pátria. Construir, edificar, educar, ser exemplo, prosperar.

Petrópolis hoje estampa em suas Ruas, Praças e Quarteirões, muitos nomes desses desbravadores que além do suor, também legaram seus nomes. A planta urbanística do Major de Engenheiros Júlio Frederico Koeler, faz dessa, a primeira cidade planejada, tomando os rios como ponto de partida, ladeados por duas Avenidas e nestas, o casario de frente para os Rios, traçando belíssimas paisagens, como um bordado único realizado delicadamente e com capricho. Em algumas ruas, cada proprietário tem que ter sua própria ponte pois precisa atravessar o rio para chegar em sua casa.  E quem caminhar  pelas ruas de Petrópolis não deixará de perceber esses detalhes e o legado da colonização germânica.

O TRONO DE FÁTIMA

O Trono de Fátima foi inaugurado em 12 de Outubro de 1947.....

bild 08Data da inauguração:
12/10/1947
Observações complementares:
O Trono de Fátima foi inaugurado em 12 de Outubro de 1947. O idealizador da obra foi o Frei José Pedreira de Castro, que conseguiu levantar o monumento à Virgem mediante donativos populares, festas religiosas, promoções, num trabalho que movimentou toda a comunidade católica de Petrópolis. O projeto arquitetônico é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A imagem de N.S. de Fátima foi esculpida em Pietrasanta, na Itália, pelo escultor Enrico Arrighini. Em mármore branco estatuário, sem veias e sem jaça. Em um plano circular, N. S. é envolvida por sete colunas que representam os dons do Espírito Santo. A forma da rotunda é em estilo clássico, inspirado no Pânteon de Agripa, em Roma.. Sob o monumento, uma cripta de 10 metros de diâmetro abriga uma capela onde ocorrem missas no dia 13 de cada mês em homenagem à Santa. O Trono de Fátima também reserva um espaço para aqueles que buscam a cura e a solução de problemas: a Sala dos Milagres. Lá os fiéis depositam partes do corpo humano em cera, acendem velas e rezam para terem seus pedidos atendidos. Os turistas também contam com uma lanchonete e uma loja de artesanato e produtos religiosos.
Endereço
Rua Monsenhor Bacelar – Valparaíso - próximo ao Relógio das Flores.
Telefone: (24) 2242-0313

<< de volta